fbpx

Babesiose Canina

A Babesiose Canina ou Piroplasmose é uma doença com distribuição mundial, popularmente conhecida como a “Febre da Carraça”*. É causada pelo parasita protozoário Babesia spp. que entra na corrente sanguínea e parasita os glóbulos vermelhos, multiplicando-se no seu interior e levando à sua destruição. A carraça é a principal via de transmissão e é frequentemente diagnosticada em animais que vivem em áreas rurais, área onde têm maior exposição a estes vetores.

Os sinais clínicos decorrentes desta infeção variam desde apresentações subclínicas até falência multiorgânica, com risco de morte. Dependem muito da espécie de Babesia que causa a infeção e outros fatores que afetam a gravidade da doença, incluindo a idade, competência imunológica e outras doenças concomitantes. Os sinais clínicos mais comuns incluem febre, mucosas pálidas, vómito, perda de apetite, perda de peso, fraqueza, depressão e urina com coloração avermelhada. Como ocorre a destruição dos glóbulos vermelhos, o animal pode desenvolver uma anemia séria, ou seja, a redução do fluxo de oxigénio para vários órgãos, causando consequências irreversíveis.

O diagnóstico é feito pelo médico veterinário com base nos sinais clínicos e com recurso a testes laboratoriais, como o esfregaço sanguíneo (uma análise que deteta a presença do parasita no interior dos glóbulos vermelhos).

O tratamento da babesiose será baseado no combate ao protozoário e na estabilização do animal, corrigindo os problemas causados pela doença. Para isso, além de medicação específica para combater a Babesia, o animal também pode precisar de fluidoterapia, uso de antibióticos, para evitar infecções secundárias e até transfusão sanguínea em casos mais graves.

O método mais eficiente para evitar que o seu cão seja infetado é combater as carraças, responsáveis por transmitir a doença. Existem algumas formas de garantir que está livre do parasita, entre as mais comuns e eficientes, o uso de desparasitantes externos. Na Europa também existe uma vacina como forma de prevenção.

Se o seu cão for picado por carraças e desenvolver algum destes sinais, não hesite em levâ-lo ao seu veterinário, quanto mais rápido for diagnosticado, melhor será o prognóstico.

*A designação “Febre da Carraça” está relacionada a 4 doenças transmitidas por carraças: a Babesiose, a Erliquiose (causada pela Ehrlichia canis, uma bactéria), a Doença de Lyme ou Borreliose (provocada pela bactéria Borrelia spp., esta doença é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida do animal para o homem e a Rickettsiose (causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, sendo também uma zoonose).