fbpx

Cuidados com a pele e o pêlo do seu animal de estimação

Cuidados com a pele e o pêlo do seu animal de estimação

Assim como nós cuidamos do nosso cabelo e pele, os cães e gatos também precisam de cuidados específicos para manter a sua pele e pêlos com saúde.

A pele é o maior órgão do corpo e juntamente com o pêlo é a primeira proteção contra raios solares, fungos, bactérias entre outros, ou seja, cuidar deles é fornecer um verdadeiro “escudo” contra doenças e outras condições adversas.

A pele é formada por uma camada superficial, formada por centenas de milhares de células mortas. Abaixo dela, encontra-se a camada interna, onde se localizam os vasos e terminações nervosas. Na maioria das raças, a pele é coberta por pêlo, sendo essa a principal proteção do animal contra o frio e sol.

Uma pelagem sadia revela um bom estado de saúde geral. Para isto há diversos fatores a ter em atenção:

  1. Desparasitação

Parasitas como carraças e pulgas devem ser evitados e eliminados da vida do seu animal por meio de produtos específicos para este fim, que devem ser indicados pelo médico veterinário.

  1. Hidratação

Deixe sempre água fresca e limpa disponível para o seu animal.

  1. Alimentação de qualidade

Opte sempre por uma ração de qualidade, mesmo que ela seja um pouco mais cara. Acredite, em vez de gastar mais, você vai poupar em consultas veterinárias e tratamentos.

  1. Banho e tosquia

Cada animal é um caso e, dependendo das características da pelagem, ele vai requerer mais ou menos banhos e determinados tipos de tosquia, por isso é sempre importante seguir as orientações do seu veterinário quanto à higiene do seu pet. Alguns dos pontos que deve ter em atenção são:

  • Sempre que der banho ao seu pet assegure-se que o pêlo secou completamente, pois a humidade favorece o crescimento de fungos e o mau odor.

  • Utilize produtos especializados para o seu animal e tente manter sempre os mesmos produtos nas próximas utilizações, para evitar alergias.

  • Dar banho ao seu animal de estimação muitas vezes seguidas, pode levar a um aumento da oleosidade da pele, causando mais odor, além disso está-lhe a retirar constantemente a sua barreira protetora. Recomenda-se dar banho apenas uma vez por mês. Entre banhos o melhor é escovar sempre o seu animal e dar preferência ao banho seco, sempre com produtos especializados.

  1. Protetor solar

Se o seu animal tem a pele e pêlos claros, ele deve usar protetor. Assim como nós, os animais estão suscetíveis a desenvolver cancro de pele se não estiverem protegidos contra os raios solares.

  1. Detergentes e Produtos de Limpeza

Não deixe o seu animal entrar em contato com os produtos de limpeza. Animais e produtos químicos não combinam. Na hora da limpeza tente deixar o seu cão ou gato numa zona de casa separada até tudo estar sequinho e pronto para ser sujo novamente!

Lembre-se que estas atitudes simples fazem uma enorme diferença no bem-estar do seu amigo de quatro patas!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *