fbpx

Importância da Vacinação

Vacinação

A vida do seu animal de estimação depende de si. A saúde é um bem precioso e as vacinas fazem parte dela.

Vacinar significa dar ao seu animal os meios de defesa com as doenças infetocontagiosas virais ou bacterianas, reduzindo drasticamente a mortalidade dos animais de companhia. A vacina estimula o sistema imunitário para a fabricação de anticorpos (defesas que protegem o animal contra uma possível infecção). O programa de vacinação deve ser cumprido regularmente pois algumas patologias podem até ser fatais.

Existem dois tipos de vacinas, as gerais e as específicas. As vacinas gerais protegem contra as doenças que se transmitem mais facilmente e que são potencialmente fatais, por essa razão a sua administração é recomendada a todos os cães e gatos. As vacinas específicas reservam-se a pacientes de risco devido ao seu estilo de vida ou a uma maior exposição, neste grupo de vacinas incluem-se por exemplo a vacina da leucemia felina para gatos que tenham acesso ao exterior, a vacina da Tosse do Canil para cães que frequentem hotéis, escolas de treino ou exposições, dada a fácil contaminação de agentes como a Bordetella ou o vírus do Parainfluenza.

A vacinação é um procedimento seguro e, habitualmente, sem riscos. Sempre que se efectua a vacinação esta é precedida por um exame físico completo para garantir que não tem qualquer patologia que contra-indique a administração da mesma. Este procedimento permite que se realize um exame clínico ao animal, possibilitando o diagnóstico precoce de algumas patologias.

O programa vacinal é personalizado tendo em consideração o grau de risco de cada paciente. Nas próximas publicações iremos abordar os diferentes planos de vacinação, do cão e do gato, aconselhados pela Vet|Minho.