fbpx

Parvovirose Canina

Parvovirose Canina

A Parvovirose Canina é uma gastroenterite viral aguda e altamente contagiosa e é causada por um vírus, que surgiu no final dos anos 70, denominado Parvovírus.

Possui um tropismo especial para as células intestinais e medula óssea, causando a sua morte e assim levando a um quadro clínico caraterístico de gastroenterite aguda e diminuição das células de defesa. Os sinais clínicos desta doença, são a falta de apetite, diminuição de peso, depressão, febre, vómito, diarreia e consequente desidratação. Afeta especialmente cachorros com idades compreendidas entre as 6 semanas e os 6 meses.

A transmissão dá-se por via oronasal, no contato com fezes de animais infetados ou objetos contaminados. É um vírus muito resistente a detergentes, desinfetantes, temperatura e pH e pode manter-se no ambiente meses e até anos.

O tratamento consiste em dar suporte ao organismo, de modo a combater a desidratação (com a administração de fluídos e suplementação), infeções  secundárias (com terapia antibiótica), prevenir o vómito e dar proteção gástrica e analgesia (para diminuir o desconforto abdominal). Em algumas situações são necessárias transfusões sanguíneas.

O principal método de prevenção é a vacinação. Há ainda algumas medidas importantes a ter, como evitar levar o seu cachorro a locais públicos e evitar o contato com animais não vacinados, antes de ter o protocolo vacinal completo.

Recentemente tivemos connosco o Farrusco, que contraiu esta terrível doença, ainda antes de começar o seu protocolo vacinal. Felizmente conseguiu superar a doença e já está em casa a receber miminhos.

Se o seu cachorro tiver algum destes sinais, não hesite em levâ-lo ao seu veterinário, quanto mais rápido for a atuação, melhor será o prognóstico!

 

Farrusco parvovirose

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *