As doenças para as quais vacinamos durante a primovacinação nos cães são:
Parvovirose – patologia gastrointestinal e do SNC (Sistema Nervoso Central), sendo que esta última é mais rara; particularmente grave em cachorros.
Esgana – patologia gastro-intestinal, respiratória e do SNC, desencadeada por um vírus, pode culminar em meningite.
Hepatite infecciosa canina – patologia hepática, vírus responsável por destruição mortal do fígado.
Parainfluenza canina – patologia respiratória.
Leptospirose – patologia renal e hepática, doença bacteriana transmissível aos humanos.
Raiva – patologia SNC, mortal.
O protocolo vacinal inicia-se às 8 semanas de idade (podendo este começar às 6 semanas) com uma primeira dose, fazendo-se depois mais um ou dois reforços, um às 11 semanas e o outros 14 semanas. Após isto considera-se o animal com a primovacinação completa.
As revacinações são necessárias em intervalos regulares. Normalmente todos os anos, durante toda a vida do animal. Mesmo animais idosos devem ser vacinados pois têm as defesas diminuídas.
Até aos 6 meses de idade administra-se a vacina da Raiva, obrigatória por lei em todos os cães, sendo uma medida de segurança de saúde pública, visto que é uma doença transmissível ao Homem e mortal.
Além destas vacinas básicas também se aconselha, dependendo do animal e da zona onde vive, vacinar para a Leishmaniose e a Piroplasmose (Febre da carraça)!
Todo o ato de vacinação é precedido de um Exame Clínico por forma a assegurar que o animal está saudável e pode ser vacinado. A desparasitação interna e externa é necessária de forma a assegurar uma resposta ótima à vacinação.
Não se esqueça, vacine o seu animal!